"Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e o seu direito que de Mim procede, diz o Senhor." Isaías 54.17

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

AMOR DE PAI

Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao pai: Pai, dê-me a parte da herança que será minha. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. Quando pôde, o filho mais novo vendeu sua parte da herança, saiu de casa e foi para um país distante, onde desperdiçou seu dinheiro com estilo de vida imprudente. Mas, depois de ter gastado todo o dinheiro, uma fome severa aconteceu naquele país, e ele começou a passar necessidade.
Por isso, foi se empregar com um dos cidadãos daquele país, que o mandou a seus campos para alimentar porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
Caindo em si, disse: "Qualquer um dos trabalhadores contratados por meu pai tem comida de sobra; e estou aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra você. Não sou mais digno de ser chamado seu filho: trate-me como um dos seus empregados. A seguir, levantou-se e partiu ao encontro do pai.
Estando ainda longe, seu pai o viu e se encheu de compaixão. Correu até seu filho, abraçou-o e o beijou. O filho lhe disse: Pai pequei contra o céu e contra você. Não sou mais digno de ser chamado seu filho. Mas o pai disse aos escravos: Depressa! Tragam uma roupa, a melhor, e vistam nele. Coloque um anel em seu dedo e sapatos nos pés; tragam o novilho gordo e o matem; comamos e celebremos! Porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido, mas foi encontrado! E começaram a festejar.
O filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. Então chamou um dos servos e perguntou: O que está acontecendo?. O servo disse: Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo. Mas o filho mais velho se encheu de ira e se recusou a entrar.
Então o pai saiu e insistiu com ele. Mas ele respondeu: Olhe! Tenho trabalhado para você todos esses anos e nunca desobedeci às suas ordens. Mas você nunca me deu nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. Entretanto, esse seu filho que esbanjou sua propriedade com prostitutas volta, e você mata o novilho gordo para ele! Filho, você sempre está comigo, disse o pai, e tudo o que tenho é seu. Precisávamos celebrar e nos alegrar, porque seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido, e foi achado".

Evangelho de São Lucas
Capítulo 15.11-31
Bíblia Judaica Completa

Nenhum comentário: