"Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e o seu direito que de Mim procede, diz o Senhor." Isaías 54.17

segunda-feira, 19 de abril de 2010

COLETA SELETIVA - UMA PRÁTICA QUE PODE SALVAR O PLANETA

É preocupante saber que no Brasil são produzidas 250 mil toneladas de lixo diariamente e que tudo vai diretamente para os lixões a céu aberto. Cada ser humano, em média, produz 0,5 kgs a 1,5 kgs de lixo por dia, multiplicado pelos 6 bilhões de habitantes no mundo são quase 4 bilhões de quilos de lixo produzidos diariamente. Se a preocupação com a quantidade de lixo produzido não for constante, as consequências ao meio ambiente podem ser irreversíveis.

A conscientização de que o destino do lixo pode prejudicar nossa vida na Terra precisa ter um impacto global para que a prática da reciclagem promova aos cidadãos um estilo de vida sustentável e de respeito ao meio ambiente. Por isso, o IDEIAS conta um pouco mais sobre o que é a Coleta Seletiva, e como você pode começar esta prática na sua casa.

A Coleta Seletiva é um processo fácil de entender e muito simples de se praticar diariamente. O primeiro passo é ter o hábito de separar o lixo seco e reciclável como: o papel, embalagens de longa vida, latinhas e metais, plástico e vidro, de todo o lixo úmido, que são os restos de alimentação e papel de banheiros. Todo esse lixo pode ser vendido para cooperativas de catadores e o dinheiro arrecadado gera emprego e renda para as famílias carentes que dependem dessa ação.
O lixo orgânico pode ser usado em outra prática, como na fabricação de adubos orgânicos, por isso, ele deve ser separado de qualquer outro descarte. Um excelente exemplo de inciativa que funcionou e que está dando exemplo de reciclagem é o Hotel Bühler, localizado em Maringá de Minas, na região de Visconde de Mauá. A dona do Hotel, Norma Bühler, criou o projeto Lixo Mínimo que fez o local produzir quase nenhum lixo (já que fraldas, absorventes, preservativos e seringas não podem ser reaproveitados). Tudo é reeaproveitado em iniciativas inteligentes como no uso do óleo de cozinha para fabricar os sabonetes para os hóspedes.
Os restos da cozinha e papeis higiênicos, utilizados no Hotel, viram húmus para o enriquecimento do solo para plantio. A decomposteira - uma espécie aterro natural para acelerar a decomposição do lixo com folhas secas e terra – foi uma das ideias do Bühler que já está difundida em Volta Redonda e que está mudando o hábito de muitos agricultores locais, que adotaram a prática.
Misturar os materiais recicláveis com o lixo comum prejudica o reaproveitamento dos descartes e superlota os lixões abertos que liberam gases tóxicos, atingindo diretamente a Camada de Ozônio. Se o material reciclável estiver separado é possível ter um maior aproveitamento e cuidar para que a poluição do lixo chegue as fontes de água potável no planeta, além de reduzir o agravamento do Aquecimento Global.
Pilhas e baterias descartadas junto com o resto do lixo provocam contaminação do solo e se não forem tratados podem ir para praias, mares e lagoas. Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois podem estar infectados com grande quantidade de vírus, bactérias e doenças transmissíveis. Por isso, esse tipo de lixo é retirado dos hospitais de forma específica e levado para a incineração em locais destinados a essa ação.
Para começar a prática da coleta seletiva dos materiais recicláveis é necessário um separador de lixo por cores com os seguintes nomes:

- Papel (Azul)

 
- Plástico (Vermelho)


- Metal (Amarelo)


- Vidro (Verde)



- Orgânico – restos de alimento (Marrom)




10 motivos para separar o lixo:


1) A reciclagem de uma única lata de refrigerante, representa uma

economia de energia equivalente a três horas com a televisão ligada;


2) O reaproveitamento de lata rende US$ 30 milhões por ano;


3) Uma lata pode resistir cem anos à ação do tempo;


4) Reciclar uma tonelada de alumínio gasta 95% menos energia do que

fabrica a mesma quantidade;


5) Uma tonelada de papel reciclado poupa 22 árvores do corte, consome

71% menos energia elétrica e representa uma poluição 74% menos do

que na mesma quantidade;


6) Uma tonelada de alumínio usado reciclado representa cinco de

minério extraído poupado;


7) Para cada garrafa de vidro reciclada é economizado energia elétrica

suficiente para acender uma lâmpada de 100 Watts durante quatro horas;


8) A reciclagem de 10.853 toneladas de vidro preserva 12 mil toneladas de areia;


9) A reciclagem de 18.679 toneladas de papel, preserva 637 mil árvores;


10) A reciclagem de 6.405 toneladas de metal, preserva 987 toneladas de carvão.


Carlos Eduardo Duarte
IDEIAS - Assessoria de Comunicação
imprensa@ideias.org.br

Nenhum comentário: